Síndico, o representante do condomínio

Síndico, o representante do condomínio

Em Roma, na Idade Média, já era observada a construção de pequenas propriedades compartilhadas, semelhantes aos condomínios existentes atualmente.

O sistema foi também visto na França, no século XVIII, quando a corte encomendou projetos arquitetônicos que remodelaram cidades, ampliando ruas e avenidas e estreitando os espaços reservados às moradias.

Com o avanço desse desenho e a verticalização dos grandes centros urbanos, surgiu a figura do síndico. Com enormes responsabilidades, este profissional é fundamental para reger os condomínios, desempenhando funções que tratam do bem estar dos moradores.

Entre as principais atividades estão a convocação de assembleias, a solução de conflitos internos e externos, a averiguação da estrutura física do espaço e reparos necessários, o controle das atividades dos funcionários, a administração e prestação de contas, além de responder civil e criminalmente em caso de acidentes.

Portanto, seus afazeres são enormes e sua conduta e dedicação devem ser exaltadas.

Para o bem estar desses servidores, é necessário entender suas rotinas, afinal, muitos deles têm emprego fora dos muros do condomínio e carregam consigo uma carga extra de responsabilidades, privando-se, em muitas ocasiões, de suas folgas para resolver situações de emergência do espaço compartilhado.

Com mais de 180 mil condomínios no país, segundo dados do Secovi – Sindicato da Habitação, fica evidente o quão necessária é a presença e atuação desses profissionais.

Para o futuro, com a projeção de uma demanda ainda maior em moradias coletivas, o trabalho exercido por eles continuará sendo fundamental. E mesmo com as tecnologias facilitando o dia a dia condominial, personagens como os síndicos nunca sairão de cena.

Life style

Começe uma nova vida

Missão

Oferecer sempre os melhores produtos com uma equipe comprometida em atender os clientes dentro dos maiores critérios de qualidade.

Visão

Ser reconhecida como uma empresa sustentável, com projetos inovadores, qualificada com uma das melhores empresas do setor imobiliário.